Na semana de 04 a 08 de março de 2024, a Escola Luis Viana, localizada em João Peres, Araioses, Maranhão, embarcou em uma jornada de transformação educacional. Foi uma semana marcada por intensa capacitação e planejamento, pois a equipe gestora e os professores se reuniram para dar início à implantação do turno de 7 tempos, visando o ensino integral na instituição.
Introdução às Bases do Modelo
O primeiro passo foi compreender as bases do modelo de ensino integral. Sob a orientação dos formadores Hebbglaydson Luis da Silva Nascimento, Coordenador Pedagógico, e Jaqueline de Jesus Matos Alencar, Coordenadora de Tecnologia de Gestão Educacional, os profissionais foram introduzidos aos princípios fundamentais que regem essa abordagem educacional.
Modelo de Gestão

Um dos pontos-chave discutidos foi o modelo de gestão a ser adotado. A presença do coordenador pedagógico foi providencial nesse aspecto, pois ajudou a escola a definir seu planejamento estratégico e a organizar seu quadro de lotação, garantindo uma gestão eficiente e alinhada com os objetivos do ensino integral.
Protagonismo Estudantil

Outro aspecto fundamental abordado durante a formação foi o protagonismo estudantil. Reconhecendo a importância de envolver os alunos de forma ativa em seu próprio processo de aprendizagem, foram discutidas estratégias para promover a participação e a autonomia dos estudantes dentro e fora da sala de aula.

Parte Diversificada (PD)
A parte diversificada do currículo também recebeu atenção especial. Os professores foram orientados a desenvolver atividades extracurriculares que ampliem o repertório dos alunos, estimulando habilidades e interesses diversos e promovendo uma educação mais holística.
Instrumentos de Gestão
Além do modelo de gestão, foram apresentados e discutidos diversos instrumentos de gestão que auxiliarão a equipe escolar na organização e monitoramento das atividades do ensino integral. Isso incluiu a definição de metas, avaliação de desempenho e sistemas de acompanhamento de progresso.
Recomposição das Aprendizagens

Compreendendo que a transição para o ensino integral implica em mudanças significativas na dinâmica escolar, foram discutidas estratégias para a recomposição das aprendizagens. Isso envolveu a identificação e o preenchimento de lacunas de conhecimento, bem como a adaptação de metodologias de ensino para atender às necessidades dos alunos nesse novo contexto.
Os Primeiros 100 Dias
Por fim, a equipe gestora e os professores foram desafiados a entender como funciona o plano de ação para nos primeiros 100 dias de implantação do ensino integral na escola. Esse período inicial será crucial para estabelecer as bases do novo modelo, superar desafios e celebrar conquistas.
Conclusão
Em resumo, a semana de formação na Escola Luis Viana marcou o início de uma emocionante jornada rumo ao ensino integral. Com uma equipe comprometida e capacitada, a instituição está preparada para oferecer uma educação de qualidade, que promova o desenvolvimento integral de seus alunos e os prepare para os desafios do século XXI.
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