: Estudo das operações básicas como adição, subtração, multiplicação e divisão, e dos números e suas propriedades.
Ex:
Se uma pessoa tem 5 maçãs e ganha mais 3, quantas maçãs ela terá ao todo?
Resposta (5 + 3 = 8 maçãs)
Utilização de letras e símbolos para representar números e expressões, resolvendo equações e manipulando fórmulas.
Ex:
Se \( x + 3 = 10 \), qual é o valor de \( x \)?
Resposta: \( x = 7 \))
Análise das formas, tamanhos e propriedades dos objetos no espaço, incluindo pontos, linhas, figuras geométricas e sólidos.
Ex:
Qual é a área de um quadrado com lado de comprimento 4 unidades?
(Resposta: 4 x 4 = 16
É a medida da chance de um evento ocorrer, variando de 0 (impossível) a 1 (certo), calculada como o número de resultados favoráveis dividido pelo número total de resultados possíveis.
Ex: Lançar um dado tem igual chance de sair qualquer número de 1 a 6.
É a disciplina que lida com a coleta, análise e interpretação de dados para obter visões e tomar decisões fundamentadas.
Ex:
Uma pesquisa mostra que 80% dos estudantes de uma escola preferem matemática.
São atributos mensuráveis que podem ser quantificados, como comprimento, massa ou temperatura.
Ex:
A temperatura hoje é de 25 graus Celsius.
São valores quantitativos usados para descrever grandezas, como comprimento, massa e tempo, utilizando unidades específicas.
Ex:
A mesa tem 1,5 metros de comprimento.
Seu grande benefício no ensino médio é desenvolver habilidades avançadas de raciocínio lógico, análise crítica e resolução de problemas complexos. E prepara os alunos para enfrentar desafios reais.