Na semana de 04 a 08 de março de 2024, a Escola Luis Viana, localizada em João Peres, Araioses, Maranhão, embarcou em uma jornada de transformação educacional. Foi uma semana marcada por intensa capacitação e planejamento, pois a equipe gestora e os professores se reuniram para dar início à implantação do turno de 7 tempos, visando o ensino integral na instituição.

Introdução às Bases do Modelo

O primeiro passo foi compreender as bases do modelo de ensino integral. Sob a orientação dos formadores Hebbglaydson Luis da Silva Nascimento, Coordenador Pedagógico, e Jaqueline de Jesus Matos Alencar, Coordenadora de Tecnologia de Gestão Educacional, os profissionais foram introduzidos aos princípios fundamentais que regem essa abordagem educacional.

Modelo de Gestão

Coordenadores do Regime Integral Maranhão Hebbglaydson e Jaqueline
Coordenadores do Regime Integral Maranhão Hebbglaydson e Jaqueline

Um dos pontos-chave discutidos foi o modelo de gestão a ser adotado. A presença do coordenador pedagógico foi providencial nesse aspecto, pois ajudou a escola a definir seu planejamento estratégico e a organizar seu quadro de lotação, garantindo uma gestão eficiente e alinhada com os objetivos do ensino integral.

Protagonismo Estudantil

Apresentação dos Valores do Protagonismo pelos Alunos do CEM Luis Viana
Apresentação dos Valores do Protagonismo pelos Alunos do CEM Luis Viana

Outro aspecto fundamental abordado durante a formação foi o protagonismo estudantil. Reconhecendo a importância de envolver os alunos de forma ativa em seu próprio processo de aprendizagem, foram discutidas estratégias para promover a participação e a autonomia dos estudantes dentro e fora da sala de aula.

Alunos do CEM Luis Viana
Alunos do CEM Luis Viana

Parte Diversificada (PD)

A parte diversificada do currículo também recebeu atenção especial. Os professores foram orientados a desenvolver atividades extracurriculares que ampliem o repertório dos alunos, estimulando habilidades e interesses diversos e promovendo uma educação mais holística.

Instrumentos de Gestão

Além do modelo de gestão, foram apresentados e discutidos diversos instrumentos de gestão que auxiliarão a equipe escolar na organização e monitoramento das atividades do ensino integral. Isso incluiu a definição de metas, avaliação de desempenho e sistemas de acompanhamento de progresso.

Recomposição das Aprendizagens

Apresentação dos  Guais de Aprendizagens dos Alunos
Apresentação dos Guais de Aprendizagens dos Alunos

Compreendendo que a transição para o ensino integral implica em mudanças significativas na dinâmica escolar, foram discutidas estratégias para a recomposição das aprendizagens. Isso envolveu a identificação e o preenchimento de lacunas de conhecimento, bem como a adaptação de metodologias de ensino para atender às necessidades dos alunos nesse novo contexto.

Os Primeiros 100 Dias

Por fim, a equipe gestora e os professores foram desafiados a entender como funciona o plano de ação para nos primeiros 100 dias de implantação do ensino integral na escola. Esse período inicial será crucial para estabelecer as bases do novo modelo, superar desafios e celebrar conquistas.

Conclusão

Em resumo, a semana de formação na Escola Luis Viana marcou o início de uma emocionante jornada rumo ao ensino integral. Com uma equipe comprometida e capacitada, a instituição está preparada para oferecer uma educação de qualidade, que promova o desenvolvimento integral de seus alunos e os prepare para os desafios do século XXI.

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